segunda-feira, 6 de abril de 2009

SEMANA DE CAPACITAÇÃO
















A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira, promoveu o curso de Capacitação dos Formadores do Programa GESTAR II, no período de 02 a 06/03/09. A manhã do dia 02 foi destinada aos informes sobre o Programa na Bahia em 2009. Fomos acolhidos, na Escola Parque, pela equipe da Coordenação Estadual do GESTAR. Participaram da abertura: representantes do MEC na Bahia, da UNB, do IAT e professores especialistas da UNB. Na abertura do evento foram feitas várias reflexões sobre o Programa, bem como a importância da formação para o crescimento pessoal e profissional do indivíduo.

À tarde fomos para o Instituto Anísio Teixeira, onde passaríamos o restante da semana. A professora Isabel, responsável pela turma, ao descobrir que o grupo já conhecia o Programa, tranquilamente replanejou as atividades. Estudamos e discutimos os TPs e fizemos uma análise criteriosa dos AAA 3, 4, 5. Foi um trabalho muito proveitoso. A troca de experiência proporcionou muito aprendizado.

No decorrer do curso tivemos a oportunidade de interagir com os formadores da rede municipal de ensino, ficando claro que cada setor vai trabalhar diferente. Foi desenvolvido um trabalho significativo com Gêneros textuais. Houve também um momento de troca, muito rico, através de uma dinâmica de grupo, entre as turmas de Língua Portuguesa e Matemática, objetivando promover integração e reflexão sobre o trabalho em equipe.

No último dia, juntamente com as outras turmas, assistimos ao filme “Narradores de Javé”. Um filme interessante que nos levou a refletir sobre a importância da leitura e da escrita na vida e sua função na sociedade.

A professora conseguiu conduzir o trabalho com muita eficiência, fazendo com que todos saíssem ganhando, já que a troca de experiências entre cursista e formador foi bastante significativa e ela conseguiu atender as expectativas do grupo.

Um comentário:

  1. Dora, fico muito contente em ter contribuído um pouco para a sua formação. A semana que passamos juntos foi de grande aprendizado para mim. Estou me preparando mais para atendê-los da melhor maneira possível. Obrigada pela acolhida e compreensão. Abraços e muito sucesso!!!Isabel

    ResponderExcluir