segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Oficina de Elaboração de Projeto




A oficina de Elaboração de Projeto, a segunda do ano, foi muita proveitosa. Os cursistas participaram com bastante interesse, pois viram a necessidade de repensarem a prática, visando uma forma de melhorar a aprendizagem do aluno.
Começamos a oficina lendo e discutindo o texto “Renova-te” de Cecília Meireles. Houve uma boa discussão e reflexão sobre o objetivo de estarem participando do curso, buscando inovação crescimento. Dando prosseguimento, apresentei o roteiro, fiz a “Dinâmica da Viagem”. Refletindo sobre a necessidade de priorizar os sonhos, saber fazer escolhas. Foi um momento muito forte, alguns se emocionaram, chegando a chorar. Concluímos este momento com a mensagem “Malas Prontas” de Anna Carolina Daltro Sampaio.

A seguir, foram formados seis grupos. Os professores fizeram a leitura do capítulo “Etapas de um Projeto” do Livro “Pedagogia de Projetos” de Nilbo Nogueira. Cada um ficou responsável por um tópico, discutiram entre si registraram as idéias mais significativas e apresentaram para a turma. Em seguida fizemos a sistematização da oficina discutindo a importância de se trabalhar com Pedagogia de Projetos, enfatizando seus objetivos. Aproveitamos o momento para fazer questionamento sobre os problemas mais preocupantes existentes nas escolas. Foram citados vários, sendo os principais e que mais preocupam os professores: a falta de interesse dos alunos e dificuldade de leitura e interpretação.

Continuando, os cursistas se reuniram novamente em grupo, desta vez por escola, pensaram numa problemática vivenciada por eles no seu local de trabalho, indicaram uma possível temática e as ações próprias para resolução do problema. As conclusões foram socializadas para todos. Distribui cópias com as orientações para elaboração de um projeto, expliquei, tirei dúvidas.

Ao som da música “Tente Outra Vez“ os cursistas avaliaram a oficina, respondendo a seguinte pergunta: O que a oficina proporcionou para que você dê o primeiro passo na construção de um projeto? As respostas foram várias, dentre elas: reflexão, crescimento, novo olhar, decisão, investigação, aprendizagem, motivação, busca...

Fechamos o trabalho discutindo o objetivo da oficina. Em seguida, apresentei o convite para o próximo encontro.

A oficina foi muito significativa para os cursistas, pois trouxe muitas novidades para eles. Tenho certeza de que a mesma contribuiu muito para que eles percebessem a importância de se elaborar projeto, tendo o aluno como parceiro, respeitando seus interesses e necessidades.

Guanambi, 19 de setembro de 2009

Um comentário:

  1. O ensino é uma das coisas mais fantásticas, eu digo que é base do cidadão, e quando é executado com amor, então se torna melhor. Por isso não posso deixar de comentar, a vossa compartilho e o vosso desempenho no ensino.
    Quero apresentar-lhe o meu blog, O Peregrino E Servo.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais ficarei grato, decerto que irei retribuir.
    Que sua vida seja repleta de saúde e muitas e grandes vitórias.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir