segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Oficina Introdutória







A primeira oficina do GESTAR II 2009-2010 aconteceu no dia 29, com a primeira turma e dia 31 de julho de 2009 com a segunda. Foram realizadas na sala ambiente de Língua Portuguesa no Centro Educacional Durval Carneiro em Guanambi. Deixei a sala preparada previamente. Recepcionei os cursistas, entregando–lhes um cartão de boas vindas, contendo uma mensagem de Fernando Pessoa.

A abertura foi feita por mim que, de forma bem descontraída, agradeci a presença de todos, dei-lhes as boas vindas. Falei da importância de estarem ali participando de uma formação continuada em serviço. Apresentei a Coordenadora local e formadora de Matemática a professora Ana Lúcia Araújo da Silva que falou da importância de todos assumirem o curso com responsabilidade e interesse, para se obter os resultados desejados para melhoria na qualidade da educação.

Em seguida iniciei os trabalhos, seguindo o planejado da formatação específica para a Oficina Introdutória do Programa GESTAR II. Li a mensagem de acolhimento, fizemos algumas reflexões e expliquei o roteiro da oficina.

Com o objetivo de fazer apresentação pessoal e profissional dos participantes, foi feita a dinâmica da árvore. Todos os integrantes do programa presentes, receberam dois pedaços de papel, com o formato de folha para registrarem o nome. A folha maior foi colocada no desenho da árvore, previamente colada num lugar visível da sala, à medida em que se apresentavam. A menor serviu como crachá de identificação. Todos foram à frente, falaram das expectativas do curso, sendo as mais citadas: busca de crescimento pessoal e profissional aprendizagem, conhecimentos, melhora da prática pedagógica, inovação...

Contamos com a presença da Diretora da escola pólo que chegou logo após a dinâmica, deu boas vindas aos cursistas, elogiou o programa, falou da importante contribuição dele na formação dos professores de sua escola e incentivou o grupo a abraçar a proposta, aproveitando o máximo tudo o que for trabalhado, porque ela também já foi cursista e conhece o trabalho.

Para refletir sobre o compromisso de cada um perante o seu papel como educador, foi exibido o vídeo “O Poder da Visão”, levando os docentes a sentirem ainda mais a necessidade de reverem sua prática, a fim de ajudarem os educando a crescerem, buscando mais e mais aprendizagens.

Após a exibição do vídeo, todos leram e assinatura o termo de compromisso e preencheram a ficha cadastral, conscientes da responsabilidade que estavam assumindo.

Através de slides foi feita a apresentação Panorâmica do Programa GESTAR II, destacando sua estrutura, seus pilares, os objetivos e principais ações.

Em seguida, foi distribuído o kit dos materiais e, usando as folhas coloridas utilizadas como crachás, foram formadas 05 equipes, fizeram estudo dirigido do Guia Geral. Encerrei as apresentações enfatizando a importância do conhecimento de toda a estrutura pedagógica do Programa Gestar II pelo cursista, observando direitos e deveres de cada um para uma efetiva formação continuada em serviço.

Foi distribuído o cronograma das oficinas 2009/2010. Houve esclarecimentos acerca da carga horária total e carga horária determinada pelo MEC.

Continuando a oficina, foi apresentado o currículo do Gestar II Língua Portuguesa, a importância da leitura e da utilização dos PCNS no desenvolvimento da prática relacionadas aos TPs e aos AAAs.

Dando prosseguimento, fizemos uma retomada das atividades desenvolvidas, a fim dos docentes descobrirem o objetivo da oficina que foi “Apresentar o programa GESTAR II através do estudo do Guia Geral”. Eles ficaram felizes quando perceberam que o mesmo foi totalmente contemplado.

Pude concluir que são pessoas que estão realmente buscando crescimento e a apresentação do vídeo GESTAR (ação) reforçou o desejo de mudança e envolvimento no processo. A participação deles foi muito boa. Saíram entusiasmados com a proposta, tendo a certeza de que realmente vão crescer, conscientes da responsabilidade e desafios que enfrentarão para alcançar seus objetivos.


Guanambi, 09 de Setembro de 2009
Doranice do Nascimento Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário